Brindando 2021!

Há mais de 15 anos repetimos um ritual de ano-novo com um grupo de amigos.  Um ritual no mínimo inusitado, que ocorre 3 a 4 dias após o dia 31 de dezembro, na residência de veraneio de nosso anfitrião. A motivação é simples, em função das baladas nos beach clubs é impossível a movimentação na noite da virada, em localizações diferentes ficaríamos mais tempo no transito do que na festa, assim definimos pelo “nosso” ano-novo.

O ritual é o mesmo da virada. Definida a data, é estabelecido o cardápio e divididas tarefas na organização do evento. Espumantes gelando, mesa decorada, fotos e “dress code” de ano-novo, todos de branco. Certamente, para quem vê a situação de fora, causa estranheza, talvez a impressão de um “dejavu”, para não aprofundar na questão de insanidade. Confesso que no início achava mais estranho, agora já me parece algo quase que natural.  Um ritual completo com contagem regressiva para a meia noite, espumantes estouradas, copos brindando, abraços, desejos de um bom ano a todos, música, dança e, claro, postagens nas redes sociais. Ficamos privados apenas da queima de fogos, até a prefeitura da cidade perceber a dimensão do nosso evento.

Bem, mas não quero me ater ao ritual em si, mas a algo que ocorreu durante. O anfitrião do evento, sempre o mesmo, até porque ritual é para ser mantido, de um momento para o outro começou a clamar: “vamos brindar para 2021 porque já vi que 2020 está perdido”…”este ano-novo não tem validade, já vamos brindar 2021”…. Surpresos, sem entender, descobrimos que tudo se devia ao tradicional prato de lentilha,  que simboliza fartura, e havia recebido um excesso de caldo para “render” aparentando muito mais escassez do que fartura. Risadas a parte, todos nós acompanhamos a previsão do nosso anfitrião e em tom de brincadeira, brindamos 2021.

Seria o nosso anfitrião um vidente, um guru? Tenho certeza de que, como empresário, gostaria muito de ser. Seriamos nós capazes de uma percepção temporal, de um pensamento antecipativo? Confesso que não tenho respostas para isso.
O que sei, com base em evidencias científicas, é que você pode usar os seus pensamentos para ajudá-lo. Você tem muito poder para influenciar seus estados físicos e mentais.  Seu corpo expressa sua mente, até o nível genético, e quanto mais você melhorar seus hábitos mentais, mais benéfica será a resposta do seu corpo. Você não pode controlar o que aconteceu no passado, que moldou o cérebro que você tem hoje, programou suas células e causou a ativação de certos genes. Mas você pode influenciar hoje e o seu futuro. Neste momento, você tem o poder de escolher sua perspectiva e comportamento, o que mudará seu cérebro, células e genes.

O autor Lynne McTaggart escreve que em pesquisas que exploram a natureza da consciência, por mais de trinta anos em instituições científicas de prestígio em todo o mundo, mostram que “os pensamentos são capazes de afetar tudo, desde as máquinas mais simples até os seres vivos mais complexos. Essa evidência sugere que os pensamentos e intenções humanos são um “algo” físico real, com poder surpreendente de mudar nosso mundo. Todo pensamento que temos é energia tangível com poder de transformar. Um pensamento não é apenas uma coisa; um pensamento é uma coisa que influencia outras coisas…”

Diante disso, o prato do almoço de amanhã será lentilha, garantindo um 2020 farto, porque o ano está só iniciando e muitas coisas boas ainda vão ocorrer. Você está preparado para isso? Que tal começar a cuidar de você agora?

 

 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade