Controle a sua Ansiedade.

 

 

 

A ansiedade segue no topo da lista das buscar na internet. Segue também no topo das reclamações dos pacientes que me procuram. 

Por mais desgastante e por vezes, incapacitante, que esta emoção seja, é tratável e reversível. E na maioria das vezes depende apenas de você. 

Antes de tudo é preciso entender como o nosso cérebro funciona. 

Por causa da neuroplasticidade cerebral,  a capacidade cientificamente comprovada que suas experiências, comportamentos e pensamentos podem alterar seu cérebro, é possível mudar, alterar, a forma física e o funcionando do seu cérebro todos os dias a partir de suas ações. 
 

 

 

 

 

 

Isso mesmo, você pode mudar o seu cérebro e sua vida para melhor. Você pode ser melhor amanhã. 

Por sinal, este foi o tema de um artigo que publiquei. 

 

Na maioria das vezes, a mudança neuroplástica acontece inconscientemente como resultado de padrões de pensamento e comportamentos habituais que temos ao longo de nossas vidas no piloto automático. 

Pode  parecer que o seu cérebro comanda o show, que você não tem controle sobre sua própria mente ou sua vida. Mas, na verdade existem exercícios, cientificamente comprovados, que podem mudar permanentemente seu cérebro e sua vida, na direção que você desejar. 

Você não pode achar que seu cérebro comanda o show.
 
Se você for como a maioria das pessoas, seu cérebro estará repleto de uma conversa constante de pensamentos, crenças e memórias, que são, em sua maioria, negativos. Pensamentos e memórias que vem de sua infância. 
Este material está inconsciente, não pode ser acessado diretamente e, ainda assim, é muito real e tem um grande impacto em na sua vida e na sua felicidade. Na verdade ele direciona o seu comportamento. 

Eu costumo chamar isso de “mentiras pessoais”. 

No livro You Are Not Your Brain , Jeffrey Schwartz, MD psiquiatra e pesquisador chama isso de “mensagens cerebrais enganosas” que define como:

 

 

Qualquer pensamento falso ou impreciso ou impulso, necessidade ou desejo inútil ou perturbador que o afaste de seus verdadeiros objetivos e intenções na vida.

 

Jeffrey Schwartz
     
Mensagens cerebrais enganosas configuram um ciclo vicioso que pode ter um impacto devastador na vida das pessoas, resultando em depressão, ansiedade, problemas de relacionamento, isolamento, vícios ​​e muito mais.
 
Vejo isso todos os dias, o tempo todo, no consultório. As pessoas repetem como verdade absoluta estas mentiras pessoais, estas mensagens cerebrais enganosas, mesmo que elas sejam o oposto de seu perfil de personalidade. Elas acreditam piamente nisso. 
 

O ciclo começa com um pensamento que causa desconforto e o afasta de seus objetivos e valores. Esses pensamentos são gerados pela sua mente de forma automática, muitas vezes relatados como um pensamento negativo ou crítica interior, e são compostos de memórias implícitas e crenças aprendidas de seu passado. 

 

Algumas mensagens cerebrais enganosas comuns que costumo ouvir dos pacientes são:

Nada dá certo comigo!
 
Eu não mereço ser feliz!
 
Eu não sou bom o suficiente!
 
Eu não posso fazer isso!
 
Eu quero fugir!

 

 

Estes pensamentos podem ser acompanhados por uma sensação física desconfortavel ou um estado emocional negativo. Por exemplo: coração acelerado, suor, frio na barriga, ansiedade, sensação de desespero…

Na tentativa de aliviar esta sensação ou emoção desagradável, você normalmente se comporta de maneira automática. Em muitos casos, você pode nem estar consciente de sua resposta comportamental ou dos motivos por trás dela. 

Algumas respostas automáticas podem ser:

Uso de drogas ou álcool, comer compulsivamente, excesso de compras e gastos, jogos de azar, comportamentos de isolamento e afastamento, excesso de preocupação, comportamentos repetitivos de verificação (e-mail, mensagens de texto, fechaduras)…

É importante fazer uma distinção entre emoções e sensações emocionais e saber a diferença. 

Emoção é baseada em um acontecimento real proporcional ao acontecimento e não deve ser evitada, mas vivenciada e processada construtivamente.
 
Sensação emocional é um sentimento baseado em uma mensagem cerebral enganosa e leva você a agir de maneira prejudicial à sua saúde. 
 
 

É como a diferença entre se sentir triste porque perdeu o emprego ou tem algum familiar doente e se sentir triste porque você não se sente amado e porque acha que ninguém se importa com você. 

Jeffrey Schwartz  criou o método Four-Step, um programa de 4 etapas para alterar com sucesso o comportamento de pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Este programa  tornou-se o tratamento estabelecido para o TOC e foi comprovado que altera fisicamente os cérebros em estudos usando varreduras cerebrais.

A boa notícia é que o processo de reformulação do pensamento pode ser usado  para treinar qualquer cérebro a fim de se livrar de padrões de pensamento e comportamentos indesejáveis ​​leves a moderados. 

Mas vale ressaltar que quando os sintomas são graves e debilitantes, as pessoas podem não conseguir focar sua atenção o suficiente e se beneficiariam do método. Nestes casos o apoio de um profissional torna-se fundamental. 

As quatro etapas levam você a aprender a focar sua atenção e modificar seu pensamento de maneira benéfica, de forma a apoiar e capacitar você. 

 

Com o tempo e com a repetição, o processo muda seu cérebro física e operacionalmente por meio da neuroplasticidade. 

As quatro etapas do programa Four-Steps do Dr. Jeffrey Schwartz são:

 

 

Identifique – Fique atento e identifique mensagens cerebrais enganosas e sensações desconfortáveis. Conscientemente, analise sua experiência enquanto ela está acontecendo. Associe a sensação ao fator motivador. “Estou me sentindo ansioso agora porque estou pensando em tudo que pode dar errado”. “Estou me sentindo isolado porque acredito que não sou bem vindo no grupo”.

Reformule – Lembre que as mensagens cerebrais enganosas são simplesmente produtos do seu cérebro nos quais você não precisa acreditar. Tire a importância delas.  Existem inúmeras técnicas para fazer isso. Pessoalmente costumo usar exercícios de mindfulness ou de alguns exercícios que desenvolvi para estimular o córtex cerebral que chamo de “o que o Fulano diria sobre isso?” 
 
A reformulação também pode ser realizada reconhecendo suas  distorções cognitivas. Por exemplo, se você está tendo a sensação de que algo está errado, você reconhece a sensação e se pergunta: “Há algo realmente errado ou é apenas meu cérebro?” É como sempre digo, incentivar o seu cérebro fazer o que faz de melhor – pensar. 
 
Mude o Foco – foque sua atenção no momento, na direção que deseja ir e conscientemente faça algo construtivo. Este passo pode ser tão simples quanto direcionar seus pensamentos de volta ao presente ou se envolver em uma atividade que seja saudável e produtiva – mesmo enquanto as mensagens cerebrais enganosas ainda estão lá e o incomodam. É por meio do redirecionamento de sua atenção que o cérebro é reconectado.
 

Reavalie – Quando você completa as três primeiras etapas a quarta etapa começa a acontecer quase automaticamente como resultado de novos padrões de pensamento. Você começa a ver pensamentos como eles são: sensações causadas por mensagens cerebrais enganosas que não o beneficiam.

No vídeo abaixo, Dr. Schwartz explica o seu programa Four-Steps. Vale a pena conferir. 

Ele diz: 

a etapa final é basicamente um mecanismo de feedback positivo que permite reconectar seu cérebro continuamente de uma forma funcional cada vez mais adaptável, que é a marca registrada da neuroplasticidade autodirigida.

 

Lembre-se: Sua biologia não é o seu destino.
 
Só porque você teve pensamentos e impulsos ou se comportou de certas maneiras no passado – que seja durante a maior parte de sua vida – não significa que você tem que ser sempre assim. 

Você tem o poder de mudar sua vida e seu cérebro. Sua biologia, incluindo seu cérebro, células e genes.

Quer saber mais? Acesse o material completo em https://www.thebestbrainpossible.com/how-your-thoughts-change-your-brain-cells-and-genes/

Quando você aprende a focar sua atenção de maneira positiva e benéfica, de forma que o fortaleça, você na verdade reconfigura seu cérebro para apoiar esses padrões de pensamento e comportamentos. Esperando o que para começar? Posso garantir: funciona!

 



 

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade