Pequenos Hábitos – Grandes Resultados

Todos querem melhorar a saúde mental, e de preferência da maneira mais fácil possível. Mas que tal então começar a fazer isso?

Qualquer que seja a sua resposta, melhorar a sua saúde mental, em geral está relacionada ao fato de que leva muito tempo ou custa dinheiro. Certo? 

Então comece a incorporar em sua rotina hábitos que não exijam nenhuma mudança drástica. Você pode começar a melhorar a sua saúde mental sem dedicar muito tempo ou esforço para isso.

A saúde do seu cérebro é um produto de seus hábitos diários. Para otimizar seu cérebro, tudo o que você precisa fazer é alguns ajustes na sua rotina. 

Veja 8 maneiras de fazer isso facilmente. Debbie Hampton, uma estudiosa da saúde do cérebro dá as dicas:

Debbie Hampson

Durma mais

O sono é um dos influenciadores mais poderosos da saúde. Na verdade, não pode geral inúmeras doenças, inclusive obesidade. Após uma única noite mal dormida, os tempos de reação, os níveis de glicose, o humor, a memória e os equilíbrios hormonais podem ser afetados. Estudo Um  estudo apontou mudanças no cérebro depois de não dormir por apenas uma noite, indicativas de encolhimento do cérebro e danos semelhantes a uma lesão cerebral. 

Dormir bem e o suficiente ajuda você a ter mais foco, melhora a sua memória e  a produtividade. A maioria dos adultos precisa 7 a 9 horas de sono por noite. E aquele cochilo também é muito bem-vindo, em especial se não dormiu bem na noite anterior. Estudos mostram que apenas dez minutos de cochilo já trazem benefícios ao cérebro.

7 a 9 horas de sono por noite

Gerencie suas tarefas 

Muitas vezes nos preocupamos com nossas listas aparentemente intermináveis ​​de coisas que precisam ser feitas. A ciência descobriu que fazer listas de tarefas pode ajudar a melhorar sua saúde mental. Uma teoria é que a maior parte do nosso estresse não vem de ter muito o que fazer, mas de tentar manter o controle de tudo. O que explica por que, quando você se senta, pega uma caneta e faz uma lista, sente um alívio imediato – mesmo que as tarefas ainda estejam tão finalizadas. Já percebeu isso?

Faça uma lista curta – apenas 3 coisas por dia. 

Priorize a lista colocando o item mais importante em primeiro lugar.

Comece sempre pelo primeiro item da sua lista.

Ao concluir uma tarefa na lista, certifique-se de marcá-la como finalizada. O reconhecimento da conquista é muito importante para o nosso cérebro, a você vai receber uma injeção de dopamina que vai melhorar seu humor e sua motivação; uma recompensa a sua eficiência. 

Exercite-se

A atividade física melhora a memória, o humor, a criatividade e o aprendizado, reduz a depressão e o declínio de demência e Alzheimer. Um estudo descobriu que o exercício de intensidade moderada por apenas duas horas por semana aumentou o volume nas partes do cérebro que controlam a memória e o pensamento.

Os exercícios também ajudam a ter um sono melhor. As diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomendam 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana.

Mexa-se.

Organize-se

Antes de começar o dia, arrume seu espaço. Fazendo isso todos os dias raramente haverá uma grande bagunça para organizar. Organize as coisas não físicas, mas também sua agenda priorizando tarefas.

Pesquisas mostram que bagunça pode levar ao estresse e à depressão. A desordem gera distração e compete por sua atenção, tornando-o menos focado e produtivo.

Os benefícios neurológicos e psicológico da meditação foram amplamente validados pela ciência – mudanças de volume no cérebro, foco aprimorado, melhor humor e níveis reduzidos de estresse. Estudos evidenciam que pode até retardar o envelhecimento do cérebro, sendo uma ferramenta muito usada em casos de ansiedade e depressão.  

Medite

Um  estudo da Carnegie Mellon University descobriu que fazer exercícios de meditação por 25 minutos por dia durante 3 dias consecutivos é o suficiente para reduzir os níveis de estresse. Uma pesquisa de Harvard  mostrou mudanças cerebrais físicas benéficas após apenas oito semanas realizando exercícios de meditação.

Você não precisa ser um guru ou dedicar horas por dia para meditar. A forma mais popular de meditação, o mindfulness (atenção plena) é a melhor opção para começar. Concentre-se na respiração. 

Mindfulness

 Alimente seu cérebro 

Você tem um “segundo cérebro”, o sistema nervoso entérico, em seu trato digestivo, que se comunica com o cérebro. O que você coloca na boca afeta diretamente o que se passa no seu cérebro e melhora as funções cognitivas. Um estudo  descobriu que as bactérias no intestino das pessoas mudaram 3 a 4 dias após elas modificarem sua dieta.

Para obter benefícios cerebrais, você só precisa fazer pequenas mudanças em algo que já faz todos os dias – comer. Para tirar o máximo proveito de sua dieta você deve incluir peixes, alimentos com probióticos, grãos integrais, folhas verdes e muita proteína magra.

Use todos os seus sentidos

Mudar a maneira como você usa seus sentidos pode ajudá-lo a aguçá-los e exercitar seu cérebro.

Para fazer isso, basta seguir o seu dia como de costume com algumas pequenas mudanças. Preste atenção especial ao que seus sentidos estão lhe dizendo. Esteja atento e consciente. Saboreie de verdade o seu café. Aproveite o tempo para realmente sentir a sensação de cada gota de água batendo na sua cabeça no chuveiro. Enquanto passeia com o cachorro, observe os cantos dos diferentes pássaros e sinta o chão sob os pés. 

Se você quiser tornar as coisas mais interessantes, tente não usar um sentido que você normalmente usa para poder se concentrar mais em outro. Por exemplo, feche os olhos enquanto come para se concentrar nos sentidos do olfato e do paladar.

Saia da sua rotina

Se você quiser usar sua rotina diária para impulsionar seu cérebro, mude-a. Quando fazemos a mesma coisa todos os dias, tendemos a entrar no modo piloto automático. Nós realmente não pensamos sobre o que estamos fazendo, então não estamos envolvendo nosso cérebro.

Quando você muda as coisas, você está pedindo ao seu cérebro para pensar e prestar atenção e forçando-o a ficar alerta. Tire seu cérebro da zona de conforto e faça coisas desafiadoras. Sair de sua rotina força seu cérebro a criar novas conexões neurais.

Pode ser algo simples, como optar por um novo caminho para ir ao trabalho ou comer seu cereal com a mão esquerda. Algo mais envolvente, como aprender um novo idioma ou dominar um instrumento musical, certamente também fará maravilhas para o seu cérebro, mas exigirá mais tempo e esforço.

Mantenha seu cérebro e corpo ativos, alimente-o com o que ele precisa e cuide bem de sua saúde mental e, pouco a pouco, você verá melhorias.

Experimente hoje – seu cérebro vai agradecer.

Cérebro, use-o ou perca-o.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade