Acalme sua Mente e o seu Corpo

Quando uma situação difícil acontece em sua vida você tem duas alternativas: tornar as coisas mais estressantes ou optar por se ajudar e enfrentar o desafio.

Existem algumas ferramentas de saúde mental que podem acalmar a sua mente instantaneamente, acalmando seu cérebro e seu corpo. Debbie Hampton pesquisadora da área apresenta 4 delas para que você incorpore na sua vida estas práticas cientificamente comprovadas:

ATERRAMENTO 

O aterramento é uma  prática de mindfulness que pede que você direcione sua atenção para longe do que está estressando você e observe seu ambiente físico. 

A  evidencia cientifica de que o mindfulness ajuda a acalmar seu cérebro e corpo imediatamente é esmagadora. Essa prática muda a atividade do cérebro e acalma o centro do medo – a amígdala.

Existe um conjunto de redes neurais, chamado de rede de modo padrão  que é o estado do seu cérebro quando está em repouso – sem prestar atenção a nada em particular. Quando você está praticando o mindfulness está direcionando intencionalmente a atenção para dentro e está controlando este conjunto de redes neurais . Esta é uma habilidade que você pratica e desenvolve assim como aprender a tocar um instrumento.

Quando você faz exercícios de mindfulnessvocê está treinando seu cérebro para se libertar dos laços de pensamento que produzem ansiedade e orientando ele para o momento presente.

RESPIRAÇÃO LENTA

Embora se saiba há muito tempo que a respiração lenta tem um efeito calmante sobre as emoções e o corpo, e a respiração superficial e rápida deixa o cérebro e o corpo ansiosos, a ciência não sabia exatamente o motivo. Pesquisadores descobriram que sua taxa de respiração está diretamente conectada ao seu cérebro através do que está sendo chamado de “marcapasso respiratório”.

O marcapasso respiratório é um grupo de neurônios na base do tronco cerebral e foi  descoberto pela primeira vez em camundongos em 1991. Desde então, foi identificado e estudado em humanos. Esses neurônios têm uma linha direta com o centro de excitação do cérebro e podem dizer ao cérebro que há uma emergência e acionar os alarmes do corpo, ou mantê-lo em equilíbrio, mantendo uma sensação de calma. 

Quando você diminui a respiração intencionalmente, esses neurônios não enviam o sinal de pânico.

Na maioria das vezes, sua respiração é gerenciada pelo seu cérebro subconsciente. No entanto, a qualquer momento, você pode assumir o controle e mudar a forma como respira, o que altera simultaneamente suas emoções e sistema nervoso. Portanto, a respiração profunda controlada é uma maneira segura e rápida de diminuir o estresse e a ansiedade no local.

ABSORVENDO O BEM

Seu cérebro tem essencialmente duas configurações: reativo e responsivo. Enquanto suas necessidades básicas estiverem sendo atendidas, seu cérebro deve usar o modo padrão de resposta, no qual está seguro, relaxado, calmo e pacífico. 

Quando algo acontece no ambiente para fazer com que seu cérebro se sinta minimamente ameaçado, seu sistema límbico ativa o alarme de luta ou fuga e seu cérebro muda para o modo reativo.

Ter um cérebro reativo ajudou a manter nossos ancestrais vivos. No entanto, no mundo de hoje, o alarme soa com muita frequência. Sempre que você se sente pressionado, preocupado, irritado ou desapontado, o mesmo mecanismo entra em ação, não apenas se sentindo mal e pode levar à ansiedade e à depressão, mas também é prejudicial à sua saúde física, pois o estresse crônico contribui para um sistema imunológico enfraquecido e aumenta o risco de ataque cardíaco  e acidente vascular cerebral.

No modo reativo, seu cérebro evitativo sente medo e raiva.

O Dr. Rick Hanson propõe que desenvolvamos o que ele chama de “viés de responsividade” internalizando intencionalmente experiências positivas em nossos cérebros. Hanson chama isso de “absorver o bem”. 

AFIRMAÇÕES

A cada minuto de cada dia, seu corpo está mudando fisicamente em resposta aos pensamentos que passam pela sua cabeça. Apenas pensar em algo faz com que seu cérebro envie sinais para os músculos e libere neurotransmissores. Esses produtos químicos controlam praticamente todas as funções do seu corpo, incluindo seu humor e sentimentos. Esse processo pode prejudicá-lo – como no caso de pensamentos ansiosos e negativos – ou ajudá-lo.

Uma maneira de aproveitar esse poder para ajudar a si mesmo é através de afirmações. 

Afirmações são pensamentos que você cria intencionalmente para apoiar, encorajar e acalmar seu cérebro e corpo no momento. Podem ser declarações positivas que desafiam pensamentos e crenças negativas, deprimentes ou geradores de ansiedade específicos. Eles também podem ser apenas pensamentos gerais de apoio, fornecendo encorajamento. A ciência mostra que a afirmação pode reduzir o estresse com sucesso e ter muitos outros benefícios.

Sua mente geralmente pensa em imagens para acompanhar as palavras. As palavras em uma afirmação, automática e involuntariamente, trazem à tona imagens mentais relacionadas. É por isso que afirmações e visualizações funcionam particularmente bem juntas. Você pode combiná-los intencionalmente para uma ferramenta de saúde mental ainda mais poderosa.

Sua Nova História - por Juliana Zen

Fruto de um longo trabalho no mundo corporativo, Sua Nova História é um estímulo ao profissional para ir em busca do autoconhecimento como ferramenta de crescimento.

Entre em Contato

Rua Santos Dumont, 1285, sl 1201 – Exposição – Caxias do Sul – RS – 95084-390

Me encontre nas redes sociais

Todos os direitos reservados – Juliana Zen CRP 07/05213 – Política de Privacidade